segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dolly-kei

Meu último post deu problema, os textos sumiram!

Quem me conhece (ou acompanha meu tumblr!) sabe que ando obcecada com dolly fashion, ou dolly-kei. Que falo da Hitomi com alguma freqüência, que stalkeio o blog e a loja da Grimoire e assim por diante. Mas nunca cheguei a falar sobre esse estilo aqui.

(via streetsofjapan - essas duas são fãs hardcore da Grimoire)

O termo "dolly fashion" parece ser mais utilizado no Japão, mas o termo "dolly-kei" parece ter se tornado mais conhecido no Ocidente até o momento. Afinal, a maioria dos estilos de rua japoneses costuma ter um -kei no final, não? Sem nem mencionar estilos de música ligados a influências visuais específicas. Natural-kei, urahara-kei, mori-kei, hime-kei... até "roriita-kei" é usado de quando em quando por aí. Faz sentido os japoneses usarem muito "dolly fashion", no entanto, pela própria natureza deste estilo ser muito pouco japonesa.


A inspiração no estilo vem de peças vintage: há visivelmente uma mistura de períodos completamente diversos, especialmente o medieval (incluindo aí fantasia medieval, não necessariamente uma abordagem histórica) e o vitoriano, uma ênfase em um ar étnico - mas diferente de mori-girl, em que a estilização étnica vem do norte da Europa, da Escandinávia e arredores, em dolly a influência tente a ser mais das bandas da Europa Oriental -, e um que de bruxa de contos-de-fada temperado com cigana. Não existem regras visíveis, ou guias, para dolly-kei. Não existe uma silhueta específica. Existe um 'feeling' sobre as roupas, uma cultura de comprar roupas pelo que elas passam para quem as vai vestir, e uma apreciação do antigo e do gasto.


(uma fã da loja, by tokyofashion.com e Hitomi, charisma staff da Grimoire, em foto via streetsofjapan)

As roupas podem ser tão curtas ou compridas quanto se desejar. Estampas frequentemente vem de encontro umas às outras, especialmente florais e afins - mas peças lisas combinadas com outras de tapeçaria são usuais. Vestidos Gunne Sax dos anos 70, também comuns em mori-girl, fazem aparições constantes, mas a maneira como são usados ajuda a diferenciar alguém que gosta de dolly de uma fã hardcore de mori-girl. Dolly costuma envolver maquiagem, cílios postiços, e ter um ar mais "exagerado", teatral, dramático, enquanto mori preza por ser mais natural. A ênfase em visual boneca, tons profundos e padronagens, junto com o uso de crucifixos, pode dar um tom inesperadamente romantigoth a algumas dolly, também.


A loja que deu nome aos bois é a Grimoire. Ela fica entre Shibuya e Harajuku, e é comandanda por Naoaki Tobe e Hitomi (modelo da CutiE e tem um blog no dropsnap também). A loja inclui roupas e itens usados de vários países, e a linha Dolly de acessórios. As fotos explicam melhor que eu:


Vejam algumas fotos das staffs:



(via dropsnap, blog da Grimoire e streetsofjapan)

Outras lojas interessante são a CULT PARTY e a Toe Cocotte. Links úteis incluem o post do tokyofashion sobre a Grimoire, o artigo sobre dolly do Style-Arena, o artigo sobre a Grimoire do Style-Arena, o tumblr Dolly-Kei, e a comunidade Grimoire Japan do livejournal. Blogs como Alice et Peter Punk e F**k Yeah Lolita também já fizeram posts introdutórios sobre dolly. meu próprio tumblr tem uma tag para Dolly-kei, datando de fevereiro.



6 doces:

Lollipop disse...

Ameei seu blog.. *---*
nyaa... deixei coment's em outro post seu mas vi que este era o mais recente -q

entoon... éah que eu decidi aderir ao estilo lolita faz pouco tempo e estou procurando coisas relacionadas ^^
Eu moro em são paulo e você?
poxaa.. to atras de um encontro de lolitas mas taah meio complicadinho achaar!

kiss kiss e to te seguindo viiu amoraa

Valentine disse...

Olá! :D Então, pra ver encontros em São Paulo, o jeito mais fácil é joinar a comunidade Moda Lolita no orkut. Se não me engano esse fim de semana teve um por aí!

Sou de Brasília. :D

Obrigada pelo comentário!

Mandy Carol disse...

Adoro Doll-kei <3 Até mais que Mori *o*
Coloquei um link de redirecionamento do artigo no meu perfil de referência (sem problemas certo? xD)
Irei seguir o blog ^^
Valentine gostaria de saber se tem interesse em dar palestras sobre modar urbana japonesa? Não é um projeto para agora, mas futuramente.
;*

Valentine disse...

Claro que não tem problema! :D

E estaria sim, mas onde? o.o

Mandy Carol disse...

Aqui do ladinho :3 Goiânia. Estamos com um projeto de um evento de intercâmbio cultural com o Japão. Mas precisamos ainda de aprovação do projeto e localização, por isso estamos quietinhos. Então será apenas para o começo do ano que vem ^^
Que bom então, mais próximo entrarei em contato.

Valentine disse...

Okay, me avise! :)